terça-feira, 6 de setembro de 2011

Ser Xavante


Para quem está de fora, ser xavante é algo incompreensível. Vejo isso na cara das pessoas aqui em Porto Alegre. Me perguntam (com sotaque dengoso, claro): - Bah, véio, tu é Colorado ou Tricolor? Daí respondo: - Nenhum! Sou Xavante!

O interlocutor olha, fica sem resposta e diz: -Ah!

Na cabeça dele passam mil tentativas de entender o porquê disso. Ele deve pensar que eu poderia torcer para um time campeão do mundo e bicampeão da américa, com grande estádio, torcidas às centenas de milhares. Mas ele não entende essa paixão que nos move.

As vezes, eu mesmo me pegunto, que sentimento é este que nos reúne em torno do Brasil? Porque sempre acreditamos? Porque, aconteça o que acontecer, temos esperança que tudo vá mudar?

Tudo isso é totalmente incompreensível para quem não é Xavante e não sente a paixão que sentimos.

Muitas vezes, somos maltratados pelo nosso próprio time. Vivemos angustiados, preocupados, nervosos... e ainda assim, enchemos as arquibancadas, colorimos os estádios (sim, estádios! O Brasil teve torcida até no Acre) com nossas cores e mostramos a todos o nosso sangue e a nossa raça. Somos capazes de cruzar o Brasil (país) em devoção ao Brasil (de Pelotas)!

Não importa se o título não vem! Se a classificação não chega! Se a vitória não acontece! Sempre estaremos lá, acreditando, sofrendo, rezando, chorando, vibrando, sorrindo, lamentando, cantando, TORCENDO!! Não fugimos à luta, como diz o hino do nosso país xará.

Ser Xavante é tudo isso ao mesmo tempo, e só quem é Xavante sabe o arrepio que dá quando a Garra faz sua clássica chamada... tum-tum, tum-tum-tum.... seguido de um ensurdecedor EEEEEEEEEE!!! e depois nossa marca registrada:

RUBRO-NEEEEEE-GRO-O!!

Ninguém nos compreende e jamais compreenderá. Só sendo Xavante pra entender!!

Avante com todo o esquadrão!!
FELIZ CENTENÁRIO

PEL 07/09/1911 - POA, 07/09/2011