sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Johnny Cash



Quem assistiu ao filme "Johnny & June" há uns três anos conhece a história de Johnny Cash, um músico americano de estilo country, extremamente controvertido, mas de inigualável talento e voz. Quem não assistiu ao filme, saberá agora do que se trata.

Particularmente eu conheci o trabalho dele alguns anos antes do lançamento do filme, quando tive acesso a um dos 4 discos lançados pela American Records nos anos 2000, quando escutei uma releitura da música Rusty Cage, do Soundgarden, na voz e violão de Cash.

Mas foi assistindo ao filme que acabei conhecendo um pouco mais da vida desse músico e passei a entender porque muitos o amam e tantos outros o desprezam.

Na infância, Johnny foi responsabilizado por seu pai pela morte de Jack, o filho mais velho da família Cash, ocorrida em 1944 em um acidente com uma serra elétrica. Johnny sofreu com o desprezo do pai, que ignorava tudo que lhe dizia respeito.

Desde cedo Johnny já compunha e tocava violão e após muita insistência com uma gravadora de Memphis (terra de Elvis Presley), Johnny Cash conseguiu ser aprovado em uma audição e, em seguida, virou um grande sucesso na década de 50. Seus primeiros "hits" o levaram aos estrelato, mas foi com o lançamento de seu maior sucesso, "The Folsom Prision Blues" (música esta recentemente assassinada pela enjoadinha da Mallu Magalhães) que Johnny Cash atingiu o auge.

Foi nesta mesma época que conheceu June Carter, se divorciou da primeira esposa e se viciou em anfetaminas e outras boletas afins. Com o aumento do vício, Cash não conseguia nem mais se apresentar. Causava confusões e errava as músicas que deveriam ser cantadas. Estes fatos levaram sua carreira ladeira abaixo no final da década de 60.

Após isto, a morte trágica de dois grandes amigos de Cash, o guitarrista de sua banda Luther Perkins e de Roy Orbison, levaram Cash a repensar um pouco na vida e buscar a reabilitação contra as drogas.

Johnny Cash ficou no ostracismo até o final da década de 90, quando a corajosa American Records resolveu ignorar a personalidade difícil de Cash e resgatar seu excelente trabalho, lançando 4 discos, os quais mesclaram releituras de clássicos, músicas inéditas, participações especiais (inclusive de June Carter e seus filhos) e alguns covers.


Dentre os covers, uma que gostei muito foi a da "One" do U2, a qual embedo logo abaixo. Queria embedar também a cover da Rusty Cage, do Soundgarden, além de outras músicas, mas o site que uso p subir músicas tava uma merrrrrrda e não consegui.

Prometo que o próximo post vai ser só de músicas dele.

Johnny Cash morreu em Nashville, em 12 de setembro de 2003, apenas 4 meses após a morte de sua esposa, June Carter, em 15 de maio de 2003.



Nenhum comentário: