segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Novo Escudo?


Dia desses entrei na página oficial do Brasil e lá estava estampada uma das grandes novidades: o novo escudo Xavante. Novo escudo???

Pois é.

A ilustração acima mostra alguma pequenas, mas substanciais alterações no nosso tão clássico escudo. A primeira vista, podemos ver que achataram nosso brasão. Ficou arredondadinho, gordinho. Podemos dizer agora que temos um escudo fofinho!

Com alguma análise um pouco mais detalhada, vê-se que algumas linha afinaram, ganharam formas menos rebuscadas, além do que aumentaram o "E" da parte central, e reduziram a curvatura dos semi-círculos que adornam nossas iniciais.

As justificativas do clube estão no site, aqui linkado.

Segundo eles, o objetivo é "modernizar a marca", facilitando a reprodução do escudo em produtos a serem vendidos pelo clube.

Tá bom! O motivo é nobre. Mas convenhamos que modificar nosso escudo, às portas de completarmos um século é meio inapropriado. Justamente naquele momento em que os clubes resgatam suas camisetas e símbolos históricos! E para nós, xavantes, nada mais histórico e diferenciado que o nosso brasão! Não há semelhante no mundo.

Não resta a menor sombra de dúvida que os clubes precisam se modernizar, especialmente dentro de campo. Também não discordo do fato que, hoje em dia, só se sobrevive no futebol com um bom marketing, uma boa apresentação. Entretanto, algumas mudanças entendo desnecessárias.
Só falta nos apresentarem uma camisa roxa (ou amarela. Já imaginou?).

Melhor nem dar a ideia.
P.S.: detalhe é que nem mesmo o site oficial do clube adotou o "novo" escudo

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Rick Rubin


Este é um post diferente. Vou falar de música, mas desta vez não de uma banda ou de um músico especificamente. Nem vou embedar vídeos e players. Vou falar de um cara que fica por trás das músicas e álbuns que tanto ouvimos.

Dia desses estava ouvindo um cd (sim, eles ainda existem) e, estava lendo os créditos no encarte (sim, o cd era original), como sempre faço, em busca dos nomes dos autores das músicas, das letras. Passando todos estes créditos, lá no finzinho, estava escrito: Producer - Rick Rubin.

O cd em questão era o Blood Sugar Sex Magik, do Red Hot Chili Peppers que, para mim, é o melhor cd da banda e logo chama a atenção por sua produção crua e despojada. Este cd, aliás, foi gravado de modo insólito: a banda se reuniu em um casarão durante três meses e gravaram as músicas tocando ao vivo, sem retirar da gravação os ruídos.

Então me ocorreu que eu já tinha visto o nome de Rick Rubin em um cd recentemente lançado. Pensei, pensei e ... bingo! Metallica, Death Magnetic. Pensei mais um pouco... Johnny Cash. Mais um pouco... Slayer.

Daí me dei conta da importância e da grandeza do trabalho deste que hoje é considerado um dos principais produtores musicais nos Estados Unidos. Ele que começou produzindo bandas de heavy metal, hoje diversificou sua área de atuação, trabalhando com Shakira, LL Cool J, Melaine C (ex-Spice Girls).

Uma das especialidade de Rubin é a ressuscitação. Foi ele o responsável por relançar, depois de muitos anos, a lenda do rock americano, Johnny Cash. Foi ele que, depois de alguns erros do Metallica com Bob Rock, resgatou o melhor estilo da banda e veio demolindo no recém lançado Death Magnetic. Foi ele também quem fez ressurgir o Slayer, com o lançamento de Seasons in the Abyss, em 1990 (foi ele também quem produziu o clássico Reign in Blood, de 1986).

Também assina alguns lançamentos, como o System of a Down (produziu todos os álbuns da banda) e Audioslave.

Em outras palavras, Rubin é o mágico que não aparece. Fica lá, com sua figura esdrúxula escondida na imensa barba e tira das bandas o que elas tem de melhor para dar. Merece, pelo menos, 50% do crédito pelos bons discos de rock e heavy metal que ouvimos por aí.

Para que possam dimensionar o trabalho do mestre Rubin, segue uma lista com alguns discos produzidos por ele:

1986 - Reign in Blood - Slayer
1987 - Electric - The Cult
1990 - Seasons in the Abyss - Slayer
1991 - Blood Sugar Sex Magik - Red Hot Chili Peppers
1995 - Ballbraker - AC/DC
1996 - Unchained - Johnny Cash
1998 - System of a Down - System of a Down
1999 - Californication - Red Hot Chili Peppers
2000 - Solitary Man - Johnny Cash
2000 - Renegades - Rage Against the Machine
2001 - Toxicity - System of a Down
2002 - Audioslave - Audioslave
2002 - Steal this Album - System of a Down
2006 - Window in the Sky - U2 (single)
2007 - Minutes to Midnight - Linkin Park
2008 - Death Magnetic - Metallica
2008 - Untitled - Bob Dylan
2009 - World Painted Blood - Slayer