quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Rick Rubin


Este é um post diferente. Vou falar de música, mas desta vez não de uma banda ou de um músico especificamente. Nem vou embedar vídeos e players. Vou falar de um cara que fica por trás das músicas e álbuns que tanto ouvimos.

Dia desses estava ouvindo um cd (sim, eles ainda existem) e, estava lendo os créditos no encarte (sim, o cd era original), como sempre faço, em busca dos nomes dos autores das músicas, das letras. Passando todos estes créditos, lá no finzinho, estava escrito: Producer - Rick Rubin.

O cd em questão era o Blood Sugar Sex Magik, do Red Hot Chili Peppers que, para mim, é o melhor cd da banda e logo chama a atenção por sua produção crua e despojada. Este cd, aliás, foi gravado de modo insólito: a banda se reuniu em um casarão durante três meses e gravaram as músicas tocando ao vivo, sem retirar da gravação os ruídos.

Então me ocorreu que eu já tinha visto o nome de Rick Rubin em um cd recentemente lançado. Pensei, pensei e ... bingo! Metallica, Death Magnetic. Pensei mais um pouco... Johnny Cash. Mais um pouco... Slayer.

Daí me dei conta da importância e da grandeza do trabalho deste que hoje é considerado um dos principais produtores musicais nos Estados Unidos. Ele que começou produzindo bandas de heavy metal, hoje diversificou sua área de atuação, trabalhando com Shakira, LL Cool J, Melaine C (ex-Spice Girls).

Uma das especialidade de Rubin é a ressuscitação. Foi ele o responsável por relançar, depois de muitos anos, a lenda do rock americano, Johnny Cash. Foi ele que, depois de alguns erros do Metallica com Bob Rock, resgatou o melhor estilo da banda e veio demolindo no recém lançado Death Magnetic. Foi ele também quem fez ressurgir o Slayer, com o lançamento de Seasons in the Abyss, em 1990 (foi ele também quem produziu o clássico Reign in Blood, de 1986).

Também assina alguns lançamentos, como o System of a Down (produziu todos os álbuns da banda) e Audioslave.

Em outras palavras, Rubin é o mágico que não aparece. Fica lá, com sua figura esdrúxula escondida na imensa barba e tira das bandas o que elas tem de melhor para dar. Merece, pelo menos, 50% do crédito pelos bons discos de rock e heavy metal que ouvimos por aí.

Para que possam dimensionar o trabalho do mestre Rubin, segue uma lista com alguns discos produzidos por ele:

1986 - Reign in Blood - Slayer
1987 - Electric - The Cult
1990 - Seasons in the Abyss - Slayer
1991 - Blood Sugar Sex Magik - Red Hot Chili Peppers
1995 - Ballbraker - AC/DC
1996 - Unchained - Johnny Cash
1998 - System of a Down - System of a Down
1999 - Californication - Red Hot Chili Peppers
2000 - Solitary Man - Johnny Cash
2000 - Renegades - Rage Against the Machine
2001 - Toxicity - System of a Down
2002 - Audioslave - Audioslave
2002 - Steal this Album - System of a Down
2006 - Window in the Sky - U2 (single)
2007 - Minutes to Midnight - Linkin Park
2008 - Death Magnetic - Metallica
2008 - Untitled - Bob Dylan
2009 - World Painted Blood - Slayer

Nenhum comentário: