segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Novo Escudo?


Dia desses entrei na página oficial do Brasil e lá estava estampada uma das grandes novidades: o novo escudo Xavante. Novo escudo???

Pois é.

A ilustração acima mostra alguma pequenas, mas substanciais alterações no nosso tão clássico escudo. A primeira vista, podemos ver que achataram nosso brasão. Ficou arredondadinho, gordinho. Podemos dizer agora que temos um escudo fofinho!

Com alguma análise um pouco mais detalhada, vê-se que algumas linha afinaram, ganharam formas menos rebuscadas, além do que aumentaram o "E" da parte central, e reduziram a curvatura dos semi-círculos que adornam nossas iniciais.

As justificativas do clube estão no site, aqui linkado.

Segundo eles, o objetivo é "modernizar a marca", facilitando a reprodução do escudo em produtos a serem vendidos pelo clube.

Tá bom! O motivo é nobre. Mas convenhamos que modificar nosso escudo, às portas de completarmos um século é meio inapropriado. Justamente naquele momento em que os clubes resgatam suas camisetas e símbolos históricos! E para nós, xavantes, nada mais histórico e diferenciado que o nosso brasão! Não há semelhante no mundo.

Não resta a menor sombra de dúvida que os clubes precisam se modernizar, especialmente dentro de campo. Também não discordo do fato que, hoje em dia, só se sobrevive no futebol com um bom marketing, uma boa apresentação. Entretanto, algumas mudanças entendo desnecessárias.
Só falta nos apresentarem uma camisa roxa (ou amarela. Já imaginou?).

Melhor nem dar a ideia.
P.S.: detalhe é que nem mesmo o site oficial do clube adotou o "novo" escudo

Nenhum comentário: