quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Saída de Cena





A máquina da foto acima é uma excelente e velha Nikon F, produzida na década de 60 (1964, pelo que me consta). Lá pela década de 70, quando fotografia era uma raridade entre amadores, meu pai comprou essa máquina de um fotógrafo lá de Pelotas, o Robles, que por anos e anos manteve um lambe-lambe ali na XV de Novembro.

Pois desde que meu pai comprou essa máquina ela virou um xodó, atravessou décadas e tirou milhares e milhares de fotos, sem nunca parar. Eu me "adonei" dela há alguns anos e sempre tentei utilizá-la no dia-a-dia.

O problema eram os vários incômodos: 1) conseguir filme hoje em dia é um parto - revelar então, só material vencido; 2) tu nunca sabe como ou se a foto saiu, ou se ficou boa, etc; 3) a falta de uma lente com zoom me obrigava a andar com três lentes (uma de 50mm, uma de 70mm e outra de 105mm) que eram trocadas a cada situação e invariavelmente me faziam perder a foto; 4) o filme limita o número de poses, coisa que não ocorre com as digitais.

Então resolvi criar coragem e admitir que ela estava superada. Abri a mão, me endividei por 10 meses e comprei minha D3000, que já era um pequeno sonho há algum tempo.

Agora ficou fácil. Só basta aprender a fotografar.



2 comentários:

Paul disse...

Báh. Conheço uma guria de peruca que vai ficar babando por um brinquedinho desses...

Márcia Só disse...

Bah, que show!!!
Tu sabes que eu já estive em situação parecida: meu avô tinha uma YASHICA, bem parecida com essa tua NIKON, eu a reformei, comprei filmes, tirei fotos (muitas sem foco, tudo bem), só que ela sempre dava problema... compramos uma digital SONY, para leigos mesmo, mas até me deu vontade de me individar lendo a tua história! Heheheh