quarta-feira, 3 de março de 2010

A Lua




Aproveitando que meu time é a vergonha da segundona, tenho olhado bastante pro céu e navegado pela internet, principalmente em busca de informações fotográficas.

Recentemente comprei uma lente Nikon 70-300 que tem o defeito de ter foco manual, um grande problema para um míope/astigmático grave como eu, mas uma baita lente quando consigo acertá-lo.

Numa dessas andanças, acessei o blog do Jefferson Bottega, que o cara que manda na fotografia do grupo RBS, e vi uma belíssima foto da lua, tirada na sua fase cheia. Fantástica! Aliás, o blog do Jefferson é repleto de excelentes imagens dele e de fotógrafos do grupo RBS e do mundo. Vale a pena acessar.

Curiosamente, eu tinha tentado tirar várias fotos da lua por esses dias, aproveitando a minha lente de longo alcance. Só que o máximo que eu conseguia era uma porra de um ponto branco que teimava em ficar sem definição. Um irritante borrão.

Despretensiosamente, fiz um comentário no blog do Jefferson, pedindo uma dica.

Atenciosamente, ele se deu o trabalho de acessar este blog e postar um comentário com algumas dicas para que eu conseguisse fotografar a lua e... voilá! CONSEGUI!

Claro que não saiu perfeita, mas pelo menos a gente consegue ver que É A LUA, já na sua fase minguante. É possível definir até as crateras na parte lateral dela. Pra mim tá linda!

Então, seguem minhas duas primeiras luas, obtidas com uma Nikon D3000, lente Nikkor 70-300, 1/500 F 13, Iso 1600, tiradas ontem (02/03) e hoje (03/03). Prometo melhorar.
P.S.: as posições dela estão diferentes pq eu sou o típico fotógrafo amador preguiçoso. Numa fiquei na janela do quarto. Tive que me contorcer. Na outra resolvi deixar a preguiça de lado e fui até a frente do meu prédio. Por isso a diferença de posição.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bah, belas imagens!!!

Márcia Só disse...

Aham! Para um preguiçoso amador estão NOTA DEZ! Bláh!