domingo, 8 de maio de 2011

Renova-se a Vida

Hoje, segundo domingo de maio, foi o dia das mães. Datas como essa, para mim, tinham passado a ser mais um daqueles momentos em que sentia imensa saudade de meus pais. Especialmente nesta época, porque dia das mães e próximo do aniversário do meu pai, em 12 de maio.

Pra quem não me conhece, conto um pouco dessa história. Em 2006 perdi meus pais num intervalo de 3 meses. Primeiro foi minha mãe, que faleceu em 21 de março de 2006, após longos e angustiantes 9 dias de UTI, vítima de um derrame no tronco cerebral. Ficamos todos atônitos, sem saber o que fazer, imóveis. Uma situação incompreensível.

Meu pai, como é natural, ficou bastante triste e deprimido (eram casados há 38 anos), assim como o resto da família. Pouco tempo passou e uma péssima surpresa ainda estava por vir: em 8 de julho de 2006 meu pai foi encontrado em sua cama, já sem vida, pela Dilma (Silveira, não a Rousseff) que trabalhava lá em casa. A causa mortis foi um fulminante infarto, certamente acelerado pela tristeza que se instalara nele três meses e alguns dias antes.

Puxaram nosso tapete! Acabaram-se minhas referências na vida. Me senti sozinho, apesar de ter ao meu lado minha esposa, meu irmão e vários outros amigos e familiares

Meu irmão passou a querer exercer o papel de pai, mãe e irmão. Tudo ao mesmo tempo. E o tem feito até hoje.

Por alguns anos vivi triste, apenas deixando os dias irem e virem. Para mim, vivia uma situação absurda e incompreensível. Inexplicável, afinal de contas eles eram novos demais para morrer (62 e 67) e foi tudo muito rápido e inesperado. Sinceramente, pelo menos nos anos de 2007 e 2008 não me lembro muito bem do que fiz ou deixei de fazer.

Mas o tempo cura alguma feridas, modifica sentimentos e a gente percebe que, talvez, o que ocorrera jamais tenha uma explicação lógica e que a vida tem de continuar. Após algum tempo, passei a lembrar dos meus pais por lições, ensinamentos, frases, momentos engraçados e tudo mais que pudesse trazer boas lembranças junto do pensamento. Passou a dor e ficaram as boas memórias.

Entretanto, era inevitável que no dia dos pais ou das mães, por serem datas especiais bombardeadas por propagandas que nos lembram disso a todo momento, eu sentisse mais falta deles e relembrasse, na minha mente, de momentos e situações vividas com eles.

Mas este ano tudo mudou. O dia das mães teve um sabor bem mais especial: foi o primeiro que passei ao lado da minha esposa após termos tido o nosso Otávio, hoje com 48 dias, que nos traz tanta alegria, dia após dia. Aliás, um dado curioso é que ele nasceu dia 21 de março de 2011, exatos 5 anos após o falecimento da minha mãe.

Talvez esta coincidência tenha vindo para substituir uma data triste por outra alegre. Não significa que eu vá esquecer o que acontecera em 2006, mas com certeza servirá para aplacar sentimentos de tristeza que se substituirão a celebração do aniversário do Otávio.

E esta coincidência também serve para mostrar que a vida esta sempre em progresso. Acontecem coisas boas e coisas ruins. Uns morrem, outros nascem. E assim a vida segue, dinâmica imprevisível e sempre se renovando e reinventando. Me resta relembrar, agradecer e tentar, pelo menos tentar ser, para o Otávio, tão bom pai quanto meus pais foram para mim.

FELIZ DIA DAS MÃES!!

6 comentários:

Pedro Cavalcanti disse...

parabens cara eh isso ai, escrever para oq pensa faz muito bem

Representação pública disse...

Viva a renovação!

Luciano Coimbra disse...

Peri
Achei muito ducarai o que tu escreveu e colocou para o mundo todo ler um pouco do teu sentimento pelo dia que passou. Tu melhor do que ninguém sabe que eu também já passei por um momento bem parecido com o teu. Perdi minha mãe e tive q aprender a conviver sem a presença dela ao meu lado. Pra piorar depois acabei perdendo minha pequena que por ironia faleceu no dia 31 de dezembro. Mudanças acontecem e a vida da gente apronta umas peas que não estamos preparados, mas pode ter certeza qeu os teus pais estão sempre ao teu lado e muito felizes por essa figurinha que veio para alegrar mais ainda a vida de vocês. Fica com DEUS e acredita qeu tudo q acontece na nossa vida é porque a gente tem a capacidade de superar e aprender com os fatos. Beijão o coração de vocês de um amigo que mesmo sem o contato que a gente tinha admira muito esse casal que eu conheci a Muuuuuiiiittooo tempo.
Anão.

Márcia Só disse...

Peri!
O Cara Lá de Cima não nos envia obstáculos que não consigamos suportar!
Embora não tenha aoompanhado pessoalmente os teus anos de 2007 em diante, aquelas datas marcantes de 2006 sempre estiveram presentes comigo, pois teus pais sempre serão pessoas inesquecíveis. E abençoado já o é o pequeno Otávio! Beijão pra vocês!

Anônimo disse...

Que bom o teu texto! Parabéns e obrigado pelo alento...

Gabi Mazza disse...

Peri,
Escrevi aquele post que comentasses no meu no blog durante a tarde de terça-feira. Na madrugada seguinte meu pai faleceu de um infarto fulminante. Ontem foi o velório e hoje foi cremado. Estou em estado de choque. Sei que entendes exatamente o meu sentimento nesse momento e foi muito bom ler teu texto agora. Obrigado, de coração, por ter enviado o link. Não tenho a menor dúvida de que não são coincidências. A vida tem seu script, e nos prova isso em sinais, o tempo todo. Hoje estou sem norte, preciso reinventar tudo. Meu pai era meu grande amigo, um heróri de verdade. Simples e incrível. A ausência é algo inexplicável!