Voltando aos grandes guitarristas, faço um post de um cara que descobri há pouco tempo: Paul Gilbert.
Na verdade já conhecia o dito cujo por ele ter sido guitarrista do Mr. Big, banda poser que assombrou as rádios e infernizava a MTV com seu hit "to be with you", de 1991. Por uma questão de preconceito nunca tinha parado para ouvir o trabalho do Paul Gilbert em carreira solo.
Conhecia ele também pelo fato de que o Peter (ex-Banda Ópio e ex-Euseiquetudança) tinha uma guitarra da Ibanez igualzinha à do Paul Gilbert. Fora isso nada mais.
Tempos atrás resolvi pesquisar alguma coisa sobre ele no YouTube e achei vídeos excelentes que me surpreenderam por três coisas em especial: a habilidade, a velocidade dos solos e o tamanho do dedo mínimo do cara.
Prestem atenção nos vídeos embedados! O cara tem quatro dedos praticamente do mesmo tamanho! Aliás, isso explica muito de sua habilidade.
Ele tem uma carcaterística bem marcante que lembra o Yngwie Malmsteen, pois utiliza o arpejo como técnica de solo e tem uma base bem voltada para a música erudita. Além disso, usa elementos de heavy como cavalgadas e bases distorcidas tocadas em um corda só.
É um trabalho que vale a pena ser conhecido, especialmente para quem gosta desse tipo de múscia, evidentemente. As músicas embedadas são Scarified e Technical Difficulties. A propósito, tenho que dar os devidos créditos ao Carlos Ferreira, guitarrista/baixista da minha banda ainda sem nome que sugeriu o post. Outras sugestões, recebidas do meu bruxo Guguzão, guitarrista/baixista da Soulheartfleshbones, nossa banda que nunca saiu do papel, serão postadas em breve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário