quinta-feira, 30 de abril de 2009

ERJA LYYTINEN


Caraco!!

Foi isso que disse quando vi esse nome da internet. Depois vim a descobrir que era de uma cantora que fazia um som de excelente qualidade.

De origem Finlandesa, filha de músicos e nascida na cidade de Kuopio, Erja Lyytinen é uma excelente guitarrista e compositora. Além disso é especialista no uso do slide, uma técnica muito usada pelos "bluezeiros", que consiste no uso de uma espécie de dedal de metal (vide foto ao lado), que é deslizado sobre as cordas (daí o nome), o que dá uma sonaridade toda peculiar.

Os entendidos classificam o som dela com sendo blues. Eu já acho que vai mais além.  Analisando as músicas, pode-se perceber que ela pegou um dos principais elementos de blues (justamente o slide) e conseguiu casá-lo perfeitamente com o pop. Por vezes, suas músicas fazem uma pequena incursão pelo country americano, como se pode ver pela música Lei it Shine, embedada logo abaixo.

Já Grip of the Blues (também embedada) é uma música que já puxa mais pro lado pop, com alguns toques e elementos de soul (misturada ela, não), como a levada da bateria.

Por fim, a veia blues dessa cantora fica bem evidenciada na canção Everything's Fine, que possui todos os elementos clássicos de blues e mais um toquezinho pessoal.

As músicas que embedei aqui são do álbum Grip of Blues, de 2008, segundo álbum de Erja Lyytinen.






Um comentário:

Representação pública disse...

Curti e tô baixando. Boa e improvável dica!