Caraco!!
Foi isso que disse quando vi esse nome da internet. Depois vim a descobrir que era de uma cantora que fazia um som de excelente qualidade.
De origem Finlandesa, filha de músicos e nascida na cidade de Kuopio, Erja Lyytinen é uma excelente guitarrista e compositora. Além disso é especialista no uso do slide, uma técnica muito usada pelos "bluezeiros", que consiste no uso de uma espécie de dedal de metal (vide foto ao lado), que é deslizado sobre as cordas (daí o nome), o que dá uma sonaridade toda peculiar.
Os entendidos classificam o som dela com sendo blues. Eu já acho que vai mais além. Analisando as músicas, pode-se perceber que ela pegou um dos principais elementos de blues (justamente o slide) e conseguiu casá-lo perfeitamente com o pop. Por vezes, suas músicas fazem uma pequena incursão pelo country americano, como se pode ver pela música Lei it Shine, embedada logo abaixo.
Já Grip of the Blues (também embedada) é uma música que já puxa mais pro lado pop, com alguns toques e elementos de soul (misturada ela, não), como a levada da bateria.
Por fim, a veia blues dessa cantora fica bem evidenciada na canção Everything's Fine, que possui todos os elementos clássicos de blues e mais um toquezinho pessoal.
As músicas que embedei aqui são do álbum Grip of Blues, de 2008, segundo álbum de Erja Lyytinen.
Um comentário:
Curti e tô baixando. Boa e improvável dica!
Postar um comentário