Sonhos que nunca acontecem. Daí me pergunto: porque os pequenos nunca crescem? E aos poucos vou descobrindo que são pequenos porque pensam pequeno.
Exemplo 1) em Lajeado, tentei comprar a camiseta do Lajeadense para engrossar minha coleção. Tinha? Claro que não. Em três lojas a resposta foi a mesma: nunca vi para vender. E isso que o Lajeadense poderia ter aproveitado a euforia de subir à primeira divisão para vender produtos do time. Não o fazem e perdem o momento de fazer nome, dinheiro e mídia.
Exemplo 2) meu queridíssimo rubro-negro pelotense, que até tem buscado se profissionalizar e pensar um pouco além de suas possibilidades, lançou a louvável campanha de sócios para o centenário do clube. Traçou como meta um número bastante ousado para o interior: 10.000 sócios até o dia 7 de setembro. Bacana! Mas e daí pergunto: quem não mora em Pelotas consegue se associar? A resposta é um puta NÃOZÃO, assim em maiúsculo mesmo.
Há tempos, aproveitando um ida à Princesinha, fui me associar. Era sábado, perto do meio-dia. Fui à secretaria do clube: fechada! Lembrei que na loja também poderia me associar: fechada! Questionei, depois, sobre a possibilidade de me associar pela internet ou por telefone: só pessoalmente. Então querem chegar aos 10.000 como???
Contra-exemplo) ao contrário desses dois, estive dias desses em Gravataí, terra do Cerâmica. O Clube fica perto do foro e como cheguei bem antes da audiência, fui caminhando até a sede deles. Belo projeto se vê ali. Um estádio acanhado, porém impecável. Bem pintado, bem cuidado. Gramado liso. Gramado suplementar. Lojinha com muito produtos do Cerâmica, vários modelos de camiseta (comprei uma). Do outro lado da rua, um alojamento das categorias de base.
Conversei rapidamente com um integrante do clube que estava na lojinha. Me contou que o Cerâmica se organizou financeiramente. Tem receita fixa que garante a manutenção do clube. Falou que pretendem subir à primeira divisão nos próximos anos (deu na trave em 2010) e que pretendem se firmar, formar novos jogadores e reinvestir no clube. Um planejamento de 20 anos.
Quando eu falei que era torcedor do Xavante ele enlouqueceu. Disse que queria uma torcida como aquela e que não entendia porque o Brasil patina, patina e não sai do lugar.
O Cerâmica é um belo exemplo de planejamento. Não é por nada que chegou à duas finais de Copinha, e logo-logo ganha alguma.
Bem que os 'pequenos grandes' do interior poderiam visitá-lo e aprender a fórmula do pensamento planejado e para a frente.
Né mesmo, seu Brasil de Pelotas???
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