terça-feira, 21 de abril de 2009

Jackson Beltrame





Acho que ano era 1997, ou 98. Na época ainda era aluno de bateria do Luke Faro em Pelotas e, numa de suas aulas, me comentou sobre um show de um trio que estava formando, o Trio G3, ou coisa parecida, que além dele contava com Vezo Campos, no baixo, e Jackson Beltrame, na guitarra.

O repertório? Yngwie Malmsteen, Steve Vai, Joe Satriani, Gary Moore, etc.

Então fomos eu, o Mano e o Gugu prestigiar nosso professor, lá no auditório da faculdade de música da UFPEL, um lugar pequeno e bem simples.

Sendo o repertório formado apenas por músicas instrumentais de grandes guitarristas, acabou se destacando o Jackson Beltrame. Sinceramente, ao vê-lo no palco, tímido e com a guitarra colocada na altura do peito, achei que ia ser um grande mico. Já no primeiro acorde, estoura uma corda da guitarra e quase se confirma meu temor. Sorrisos amarelos tomaram conta do ambiente.

Esses sorrisos logo foram substituídos por bocas abertas. O trio era fantástico e o Beltrame mandava bem pra cacete. Praticamente não errou um único solo, mesmo aqueles repletos de arpejos que, aliás, parece ser sua especialidade.

Eis que dez anos depois, navegando pelo YouTube, encontro um vídeo postado pelo próprio Beltrame. Uma composição própria filmada em detalhes justamente para que ele pudesse demonstrar sua habilidade.

Então, seguindo a série dos guitarristas, vai o vídeo do Jackson Beltrame, um guitarrista muitíssimo habilidoso lá das grotas de minha cidade natal.

3 comentários:

gmbaini disse...

ah... só uma proposta de emenda ao post... acho que foi no auditório da então ETFPel, posterior CEFET, atual IFECT, e não da UFPel...

gmbaini disse...

é... beltrame é dos bons... um dos meus melhores alunos... sempre achei que ele o luke tinham futuro...

gmbaini disse...

aliás, falando em Luke, vale a pena dar uma olhada num dos vídeos do X-Quinas... neste, apesar da chatice da música, tem um solo lindo dele aos 5min de mais de um minuto...
http://www.youtube.com/watch?v=QVFawZgOyaY&feature=channel