sexta-feira, 24 de abril de 2009

Talentos Fotográficos

Como eu já disse na descrição, este blog se dedica a divulgar as coisas que eu me interesso. Um dos meus interesses, já de longa data, é a fotografia.

Muito embora eu não tenha o conhecimento técnico para casar abertura, velocidade, lente adequada para uma boa foto, eu tenho minha incursões pelo mundo das artes fotográficas, utilizando uma velhissima, porém excelente, Nikon F da década de 60, que era do meu pai e funciona perfeitamente.

Claro, as fotos não são digitais.

Mas além de fotografar eu gosto muito de apreciar e ficar navegando pelo Flickr, do Yahoo, onde descubro grandes talentos e fotos fantásticas. Dia desses encontrei um grupo com fotos só de Pelotas. é impressionante como Pelotas é fotogênica.

Mesmo suas ruínas são dotadas de uma beleza ímpar. Não sei se isso é um sentimento pessoal, por ser de lá, identifcar locais, etc. Mas o fato é que navegando neste grupo, descobri vários fotógrafos, uns profissionais, outros puros amantes da fotografia.

Neste post eu pretendo só falar destes ótimos fotógrafos pelotenses, a quem peço a liberdade de postar um palhinha e ainda indicar o link da página pessoal do Flickr.

O primeiro é um amigo já de longa data: JULIANO KIRINUS. Sempre foi um cara talentoso e habilidoso. Volta e meia ia na casa dele e ele estava enfiado embaixo do carro, desmontando a suspensão, o para-choque (segue com hífen e caiu o acento. É isso?). Daí ele foi fazer Direito, se formou e... virou fotógrafo! Ótimo fotógrafo, diga-se. Basta ver a página dele aqui, ou acessar o Flickr dele, clicando no nome ali em cima.

A propósito, acompanhando ele em um casamento, ele me contou que a primeira máquina reflex que ele manuseou foi a minha velha e boa Nikon F. [:^))

Outro amigo de muito anos é o VINÍCIUS COSTA (não, não é o árbitro). Outrora goleiro do time de handebol do Colégio Gonzaga, no qual eu era armador direito, formou-se em jornalismo e profissionalizou-se em fotografia. Outroa cara de visão e talento, com página pessoal aqui e link do Flickr no nome. Talento que pode ser visto na foto abaixo.


Nome da foto: sob luz Autor: Vinícius Costa

Os outros não conheço pessoalmente. Descobri navegando.

EDU RICKES, me parece, é fotógrafo profissional, assim como sua parenta (pelo sobrenome deve ser irmã), que também não conheço pessoalmente, MIÚDA RICKES. Para quem não sabe, Edu Rickes foi o autor daquela foto na qual o Milar aparece com asas, que correu o Brasil (encontrei ela num site sobre os times do futebol sergipano, para terem uma ideia). 

As fotos de ambos são belíssimas. Primam por uma perfeita sintonia de luz e cor.

Por fim, fiquei muito impressionado com o talento de outra fotógrafa que descobri no Flickr: FERNANDA TOMIELLO (ao que parece não é profissional). Além das fotos fabulosas que tira, me impressionou o fato de fazê-las com uma máquina da Sony, compacta, dessas que tem na Multisom. Revela um talento inato. Sempre digo que fotógrafo precisa ter um ótimo equipamento, mas ela me prova o contrário e mostra que fotógrafo tem que ter uma visão além do alcance, conforme se vê na foto abaixo.






Nome da Foto: Luz e Sombra
Autora Fernanda Tomiello



Explico duas coisas: 1) o que quero dizer por ser ou não profissional não tem nenhuma relação com a qualidade das fotos, mas sim o fato de ser a fotografia o sustento do autor; 2) não postei fotos do Edu Rickes, Miúda Rickes e Juliano Kirinus porque não estavam com download disponibilizado (direitos autorais protegidos), ao contrário do Vinícuis Costa e da Fernanda Tomiello que o disponibilizavam, publicadas com os devidos créditos neste blog.

Buenas, tem muitos outros fotógrafos de grande talento no Flickr. Mas guardo para um post futuro, mesmo porque esse já tá grande demais.

Um comentário:

Edu Rickes disse...

Prezado Peri, agradeço muito suas palavras, acabei encontrando seu site em uma busca na internet... e fiquei ao mesmo tempo surpreso e feliz...
Apenas para complementar um pouco suas palavras, minha formação é totalmente outra, embora hoje atue como fotógrafo e faça desta atividade minha sobrevivência... foram 7 anos atuando como médico veterinário e mais 2 e tanto fazendo mestrado na área de animais silvestres, mas a paixão pela fotografia me afastou dos bisturis e estetoscópios...

Um grande abraço e parabéns pelos blogs, tive a oportunidade de trabalhar com estas feras citadas acima, e são sem dúvida de um olhar privilegiado...

Forte abraço!
Convido o amigo a visitar os novos blogs:
http://edurickesfotografia.blogspot.com/

http://fotosgauchas.blogspot.com/