segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Ruínas da Enfermaria




Seguidamente ia à cidade de Jaguarão, no sul do RS e ficava contemplando as paredes carcomidas pelo tempo de uma velha construção, que se apoia em um morro da região e da lá vigia a fronteira Brasil X Uruguai.

Anos mais tarde, vim a saber que naquele local, há alguns anos, existia uma enfermaria militar, localizada em local estratégico da cidade, chamado Cerro da Pólvora.

Busquei mariores informações na internet, sem qualquer êxito. Dezenas de sites, inclusive os oficiais, apenas mencionam a existência das ruínas, sem revelar em que época fora construída ou porque virou ruína.

Acreditava, por comentários que ouvi, que era uma enfermaria da época da guerra dos Farrapos, instalada naquele local quando sequer a cidade de Jaguarão existia (foi fundada em 1802).
Também já ouvi dizer que sua construção data do final do século XIX, o que também não é confirmado.

Independente da falta de informações sobre a história da enfermaria militar de Jaguarão, o prédio impressiona por sua imponência e pela robustez de sua construção, com largas paredes e enormes janelas.

Além disso, de lá podemos obsvervar a igualmente bela Ponte Mauá, que separa o Brasil do Uruguai (e nós do desejo de comprar algumas bugigangas sem imposto na cidade uruguaia de Rio Branco).

As fotos acima dão uma pequena ideia (sem acento por conta da revisão ortográfica) da grandeza deste local.

Sugiro que entre a compra de um Johnny Red e outro, subam a avenida principal até o final do canteiro e dobrem a esquerda para que conheçam pessoalmente as Ruínas da Enfermaria Militar.

Vale a pena.

Nenhum comentário: