Aproveitando que meu time tá de folga no Gauchão, faço um postzinho sobre fotografia, que é um hobby para mim, mesmo sem nenhum conhecimento técnico da coisa.
Muito embora eu não seja fã dos programas de computador que tratam as fotos profissionais (nem mesmo das máquinas digitais - uso uma Nikon de filme), lendo a revista Superinteressante descobri um efeito que se usa para fazer falsas miniaturas das fotos, que é chamado TILT SHIFT.
Este efeito é uma das ferramentas do Photoshop, pelo que me consta, e consiste, basicamente, em deslocar o foco da fotografia para uma única faixa, desfocando o que estiver ao redor. Dá a sensação de que a foto é de uma miniatura.
As melhores fotos para usar esse tipo de efeito são as fotos de paisagens, ou aquelas que o objeto está relativamente longe, com foco no infinito. Isso dará uma sensação de que se trata de uma foto de uma miniatura e não de uma paisagem.
Além disso, a ferramenta do tilt shift dá uma clareada nas cores, que ficam mais vivas e não parecem tão reais assim, reforçando a sensação da miniatura
Acima, postei duas fotos com o efeito tilt shift para que se tenha uma ideia de como funciona. Ambas foram batidas e modificadas por mim. A primeira é na Lagoa de Ibiraquera/SC. A segunda, também em SC, na praia de 4 Ilhas, em Bombinhas. Tentativa, né?
A propósito, tem um sitezinho muito legal, que é o Tilt Shift Maker, no qual você pode brincar com esse efeito, uploadeando uma foto e recebendo ela com o efeito da falsa miniatura. É bem legal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário