sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Lucifer Was












Uma das coisas que eu gosto na internet é ficar vasculhando sites desconhecidos a procura de música. Não só as conhecidas, mas descobrir coisas novas (outras nem tanto), que nunca fizeram muito sucesso.

E como todo mundo sabe não basta que a banda seja boa para ter sucesso, pois necessita ter apelo comercial. Muitas delas não têm.

Um exemplo disso é a banda objeto desta postagem, que tem uma história bstante interessante, além de fazer um som, no mínimo, diferente.

A banda, chamada Lucifer Was, nasceu na década de 70, formada por dois flautistas (!!!) e mais um power trio, sendo que um dos flautistas também se aventurava pelos vocais. Duas bandas claramente os influenciava: Black Sabbath, pelas guitarras distorcidas e nebulosas, em tom macabro; e o Jethro Tull, pelos vocais e as flautas doces ao estilo Ian Anderson,  que enfeitam e duelam com o estilo tétrico das guitarras.

Um detalhe:  o quinteto era norueguês(!!!!!!!).

Na época, influenciandos pelo metal do Sabbath e o progressivo do Jethro, eles gravaram um disco, chamado Underground And Beyond, que foi um total fracasso. Depois de muitas tentativas, os caras desistiram definitivament em 1977, partindo para carreiras profissionais mais triviais.

Tinha tudo para cair no esqucimento, até que em 1997  (20 anos depois),  sabe-se lá porquê, uma fita velha de uns shows parou nas mãos de um executivo da Record Heaven (que ironia), que se enlouqueceu pelo som e teve uma ideia: regravar o disco com a mesma sonoridade da década de 70! Após 20 anos, o Lucifer Was estava de volta ao mercado. 

Depois deste primeiro disco, a banda gravou mais dois e acabou definitivamente no final da década de 90,  sem emplacar (isso é que eu chamaria de falta de apelo comercial).

Mas, de qualquer forma, é uma banda que vale a pena ser conhecida. Além da capa do primeiro disco, dou uma palhinha de duas músicas extraídas deste mesmo álbum. Para quem quiser ouvir mais, o blog do Seres da Noite (que foi onde descobri este e vários outros artistas) disponibiliza o download completo do primeiro álbum (Underground And Beyond) do segundo álbum. 

Nenhum comentário: