terça-feira, 17 de março de 2009

Talentos desperdiçados

Dias desses entrei no site do Brasil de Pelotas e vi um link, logo à direita para o site (blog) do "Centro de Formação Xavante" e, muito curioso, acessei dito blog. Lá encontrei diversas notícias sobre a apresentação do grupo Xavante de juniores, reunião na Federação Gaúcha, etc, mostrando que verdadeiramente o Brasil tem categorias de base.

Contudo, se verificarmos os anos recentes, vemos que apenas uns pouquíssimo jogadores saíram de nossa categoria de base para o grupo profissional. Alguns exemplos que rememoro de cabeça são o goleiro Michel Alves, a dupla de zaga Régis/Alex e o atacante Tiago Rodrigues.

E aí uma pulga alojou-se atrás da minha orelha: porque não surge um grande talento na Baixada? Será mesmo a falta de estrutura que não prepara o jovem adequadamente ou será pura incompetência na descoberta desses talentos?

Em princípio, fico com a segunda opção. Basta que pensemos os pelotenses que despontaram no futebol.

O primeiro da era moderna foi o Émerson, volante do Milan. Jogou no Progresso e de lá foi para o Grêmio, sem passar por nenhum time profissional de Pelotas. Voou do time do Alcione direto para o Olímpico para ser Campeão da Libertadores, sem que nossos olheiros e dirigentes tomassem conhecimento de quem fosse o Émerson.

O segundo foi o Daniel Carvalho. Esse nem sei de onde veio. Só sei que apareceu no Inter jogando uma bola e tanto, tendo chegando em seguida à Seleção e embarcando depois para Rússia, onde ficou rico e gordo.

O terceiro é o Taison. Um jogador que não considerado assim uma Brastemp por muitos. Tem gente que ama e tem gente que odeia. Mas o fato é que o guri é co-artilheiro do campeonato gaúcho e poderia muito bem estar ajudando o Brasil a sair dessa areia movediça em que se meteu.

Mas não. Nossos olheiros e dirigentes não o descobriram, assim como os outros dois. Deixaram que o guri fosse embora para o Inter sem sequer pisar nos verdejantes gramados da Princesa do Sul.

Se a imprensa gaúcha não estragar o guri como fez com o Bruno, ex-Grêmio (considerado o "novo Ronaldinho"), acredito que logo-loguinho irá para o centro do País ou para o exterior, gerando ao colorado o que mais nos falta: DINHEIRO!

E seguimos com nossa categoria de base...

Nenhum comentário: