quarta-feira, 25 de março de 2009

A inevitável queda


QUE ANO!!

Esta deve ser a frase mais dita pelos Xavantes, desde o fatídico 15 de janeiro de 2009, dia do desmonte de um clube quase centenário. Um evento que nem Nostradamus seria capaz de prever.

Desde este dia, as notícias, ou melhor, as más notícias foram despejadas em nossa cabeça sem dó nem piedade. Começou com a notícia do acidente, seguida pela confirmação da morte do Milar, do Régis e do Giovanni. Continuaram naquele 16 de janeiro: Edu, Xuxa, Armando... todos feridos e afastados de suas atividades. Há uma semana do início do Gauchão.

Decidimos participar sob a promessa de ajuda dos "grandes" (merdas) do nosso estado. Mandaram duas perebas e no meio do campeonato tiraram um deles. Mas o problema era nosso mesmo.

Iniciou-se a maratona. Insuperável para qualquer time. Mas ficamos lá, encarando cada adversário, recebendo hostilidades das torcidas adversárias (alguns imbecis acreditam que o Brasil tirou vantagem da tragédia). Acumulamos derrotas. Nos agarramos à última posição, apesar da luta e da garra.

Veio o jogo contra a Ulbra e mais más notícias: goleados por 5 a 2 na baixada, com briga generalizada e suspensão de 3 jogadores do Brasil, no dia da saída do Claudião.

Mas não parou por aí. Levamos 7 a 0 do Inter, no jogo mais covarde do Brasil este ano. Perdemos Rafael Paraíba, dispensamos jogadores e recebemos a notícia que a série C será pro forma, um verdadeiro mico.

Para completar, ontem, apesar de sairmos na frente do placar pela primeira vez no Gauchão, perdemos mais uma e confirmamos, de fato, o inevitável rebaixamento que se desenhou naquele 15 de janeiro de 2009.

Apesar disso, não me entristeço e gostaria que os Xavantes também não se entristecessem. Isso já aconteceu conosco em outras oportunidade. Voltamos!! Somos tri-campeões da segundona (1961, 1991 e 2004)!!! Ninguém conhece ela melhor do que nós. Não tenho dúvidas que a história vai se repetir.

Não sei se levaremos um, dois ou seis anos para voltarmos. Mas ergamos nossas cabeças em direção ao futuro, pois já mostramos toda a capacidade de nos recuperarmos de uma queda. Já outros times conhecidos...

Nenhum comentário: