quarta-feira, 4 de março de 2009

Zarathustra








Não. Não tô aqui falando de Zarathustra, o Zoroastro, que era um profeta Persa do ano 3.000 a.C. (nada como a wikipedia nos dias de hoje).

Falo de uma banda alemã, de rock progressivo, cuja história é pouco ou quase nada conhecida. Eu mesmo não sei praticamente nada sobre eles.

Descobri o som dessa banda, que tem um pouco de Uriah Heep, The Who e Pink Floyd no blog do Seres da Noite, que disponibiliza esse álbum para download e, pelo que fala no post, é o único registro em estúdio da banda - item de colecionador.

Esse disco foi lançado em 1971 e teve a missão inglória de disputar a preferência do público com álbuns hoje clássicos do rock mundial. Só para que se tenha uma ideia, nessa época foram lançados Aqualung, do Jethro Tull, L.A. Woman, do The Doors, Fireball do Deep Purple e Led Zeppelin IV (que trouxe ao mundo Black Dog, Rock and Roll e Stairway to Heaven), razão pela qual, acredito eu, tenha sido o Zarathustra relegado ao ostracismo (fora que o nome não é nada comercial).

Fuçando na internet, descobri uma outra banda alemã de nome Zarathustra, mas que nada tem a ver com esta que comento aqui. Aquela é uma banda de black metal dos anos 2000. Zueira, ao contrário do Zarathustra de 1971, que lançou um álbum repleto de músicas bem trabalhadas, com teclados nebuloso e vocais múltiplos, imitando corais (e o Uriah Heep).

Pois bem. Vão aí duas música mais a arte da capa da disco para deleite de "todos" os leitores desse blog que permanece SEM ACESSOS!!

Nenhum comentário: