terça-feira, 31 de março de 2009

Yngwie Malmsteen













Na toada dos grandes guitarristas, iniciada com Zakk Wylde, é a vez de Yngwie Malmsteen, guitarrista sueco, de formação erudita, que acabou se destacando por trazer roupagem de heavy metal a grandes obras da música clássica.

Nascido em 1963, em Estocolmo, Suécia, com o nome de Lars Joahn Yngwie Lannerbäck, não tinha qualquer interesse pela música até que, assistindo TV em 1970, viu Jimi Hendrix (terá post no futuro) quebrar e atear fogo em sua Fender Strato creme, no festival psicodélico Woodstock. Com evidente intuito destrutivo e piromaníaco, Yngwie ficou vidrado naquelas imagens e, desde aquele momento, iniciou um aprendizado sobre o instrumento que hoje domina como poucos.

Garoto problema e briguento, aos 15 anos Yngwie largou os estudos e dedicou-se à arte da luteria, através da qual descobriria um escalonamento de trastes diferenciado em sua guitarra, ajuste que tornou possível obter resultados impressionantes.

Malmsteen fez parte de apenas duas bandas, as deconhecidíssimas Alcatrazz e Steeler. Assim, em 1984 partiu em carreira solo, misturando heavy metal e música erudita em uma combinação única e surpreendente. Lançou vários álbuns e chegou a figurar na posição nº 60 da Billboard (algo inédito para um disco inteiramente instrumental).

Em 1987 sua carreira quase chegou ao fim, quando acidentou-se e ficou uma semana em coma, perdendo parte dos movimentos de suas mãos. Só um susto para quem, apenas um ano mais tarde, lançaria o seu álbum mais aclamado pela crítica: Odissey.

Uma de suas técnicas mais apuradas é o arpejo. O aprimoramento desta técnica le permitiu tocar na guitarra músicas eruditas, como a e a 9ª Sinfonias de Beethoven, além de diversas outras músicas eruditas e tantas outras versões de música pop, tais como fez com Gimme, Gimme, Gimme, sucesso do Abba nos anos 80, que vai embedada acima.

Dentre seus últimos projetos, Malmsteen integrou, no ano de 2003, a turnê da aclamada G3, ao lado de Steve Vai e Joe Satriani, idealizadores do projeto, do qual resultou o álbum Rocking in a Free World.
Como de costume, embedo algumas amostras do sujeito. Como já disse, Gimme, Gimme, Gimme, do Abba em versão heavy metal e um vídeo no qual ele demonstra as técnicas do arpejo na múscia Arpeggios From Hell.

Nenhum comentário: